AEROCITI – AEROTROPOLIS: OPORTUNIDADES

As características das cidades têm sido moldadas pelos meios de transporte e, sem dúvida, a aviação impacta no desenvolvimento e na mobilidade urbana. Aliás, inúmeros aspectos comprovam a importância dos aeroportos como focos ou “clusters” de crescimento para as comunidades denominados por John Kasarda e Greg Lindsay – como “aerotropolis the way we’ll live next” numa tradução livre “o modo como passaremos a viver”.

Conforme noticiado no Correio do Povo de 09/10/2023, representantes da empresa AEROMOT apresentaram o projeto do AEROCITI – Centro Integrado de Tecnologia e Inovação, cujos investimentos serão determinantes para o desenvolvimento urbano e regional gaúcho.

Por isso, contemporizar centros integrados de tecnologia e aeroportos junto às zonas urbanas tem sido o desafio fundamental que se coloca como resultado de um longo processo histórico de formação das cidades e de aglomeração da população. 

De fato, aeródromos e aeroportos comerciais são instrumentos fundamentais ao desenvolvimento econômico de qualquer comunidade, não apenas pelo incremento da acessibilidade ou indução de novos negócios e empreendimentos, mas principalmente pelo aumento considerável das relações empresariais – que geram o incremento do turismo e do emprego de uma maneira geral.

Devido à nova economia em rede, ao conectar empresas fabricantes e fornecedores, integrar centros de distribuição, aproximar mercados e se transformar num verdadeiro “market place” aeroportuário, o conceito originário de aeroporto apenas como centro de transporte de pessoas e mercadorias necessita ser repaginado.

Por derradeiro, o conceito de “aerotrópole” (aerotropolis) ou na concepção do AEROCITI perpassa pela ideia de uma subregião urbana, cuja economia e utilização do espaço geográfico estão centralizados num determinado complexo aeroportuário que transforma áreas metropolitanas e impulsiona seu desenvolvimento urbano. 

Assim, a reconstrução do parque aeronáutico rio-grandense com a instalação de uma fábrica de aeronaves conexa a um centro de manutenção e operações junto ao hub de pesquisa e inovação, por meio do conceito “aerotrópole sustentável”, é a oportunidade de o Rio Grande do Sul retomar seu histórico protagonismo aviatório.

Eduardo Teixeira Farah 

(Advogado e Aviador, presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/RS)       efarah@farah.adv.br

Post relacionados

O potencial da agricultura brasileira é incontestável e a aviação agrícola desempenha papel relevante e transformador à modernização dos meios de produção e manejo das lavouras, porque melhora semeadura e otimiza a aplicação de fertilizantes, defensivos contra pragas e doenças e, inclusive, auxilia no combate a incêndios gerando inúmeros benefícios ao agronegócio e à sociedade …

O retorno das operações no Aeroporto Salgado Filho é prioritário para o povo gaúcho e, apesar dos esforços da Concessionária – Fraport Brasil S.A. para retomar as atividades, percebe-se a importância da discussão sobre a viabilidade de aeroportos alternativos para atender à crescente demanda por serviços aéreos na região. Durante este período de indisponibilidade do …

 A inteligência artificial (IA) impactará de forma significativa todas as atividades profissionais, inclusive o trabalho dos aeronautas, cujo resultado poderá ser positivo quanto negativo dependo de seu uso dentro de limites quantitativos e qualitativos éticos que resguardem a segurança aeronáutica. Sem dúvida, o potencial da IA na aviação é enorme, inclusive para aumentar a capacidade …

Sem dúvida, após esta tragédia ambiental, reestabelecer as operações no Aeroporto Salgado Filho deve ser a prioridade dos órgãos da administração pública e sociedade civil à retomada das atividades econômicas e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Em face da impraticabilidade do Aeroporto Salgado Filho, a título provisório, em caráter de urgência e excepcional, …

 (Don Antonio Machado - Joan Manuel Serrat) DESAFÍOS DE LA AVIACIÓN REGIONAL Y EL MERCOSUR  El escritor Alcy Cheuiche narra un hecho emblemático sobre los mejores caminos por recorrer para una verdadera unión de los países del Mercosur. Guiando a un grupo de sus alumnos de escritura del Taller de Creación Literaria,  escribiendo el libro …

1. I n t r o d u ç ã o 2 2.  Notícia histórica acerca do habeas corpus 5 3. Procedimento do habeas corpus 13 3.1 Campo de aplicação 14 3.2 Conceito de coação 15 3.3 Limitações 15 3.4 Impetrante 18 3.5 Intervenção do Ministério Público 20 3.6 Possibilidade jurídica do pedido 21 3.7 …

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *